sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Uma sábia decisão

A pregação do evangelho deve ser feita sempre com base na evidência da presença do Espírito Santo e do poder de Deus na vida de quem o prega. Isto, porque a verdadeira fé tem seu fundamento legítimo, não na capacidade de persuasão da sabedoria humana, mas na experiência pessoal do poder de Deus.

Realizar a obra de Deus e andar no Espírito como Ele quer (Gl 5:16), exige de nós um ato da vontade. Paulo decidiu que não iria valer-se de sua sabedoria humana para compartilhar o evangelho com os gentios (1 Co 2:1-5). Ora, a decisão de andar no Espírito implica a decisão de negar-se a si mesmo, tomar dia a dia a cruz, e caminhar, junto a Cristo, rumo à morte do eu (Lc 9:23). Por isso, Paulo fez, voluntariamente, a escolha de andar entre eles em fraqueza, temor e grande tremor. Ele tinha uma razão muito forte para tomar esta decisão. Não queria que a fé daqueles novos irmãos se apoiasse sobre a sua capacidade humana. Ele sabia que poderia convencer a muitos com sua sabedoria, mas deliberadamente escolheu outro alicerce muito mais sólido: o poder de Deus.

Pela falta desta escolha, muitos, hoje em dia, tem experimentado desilusões com sua fé.


O fracasso de um líder, não raras vezes, implica a queda de muitos de seus liderados. Na verdade, o grande problema é exatamente o fato de a fé estar alicerçada, não sobre o poder de Deus, mas sobre a sabedoria humana de líderes falíveis.

Uma única coisa é necessária para a firmeza da fé. O conhecimento experimental de Jesus Cristo, e este crucificado. Busquemos, pois, dia a dia, aumentar este conhecimento, e para isso, tomemos a decisão sábia do apóstolo Paulo: Andemos entre os homens, aos quais temos o dever de testemunhar, em fraqueza, temor e tremor, pois “a intimidade do Senhor é para aqueles que o temem” (Sl 25:14). E, o seu poder “se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co 12:9).

Que Deus nos abençoe.


Rev. Renato Barbosa

Nenhum comentário: